Por
admin
19 Fevereiro 2015
0
comentário

Contribuições internacionais marcam desenvolvimento do Projeto Macrozoneamento

Português, Brasil

Com o objetivo de encontrar as melhores soluções para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a equipe que desenvolve o projeto do Macrozoneamento (MZ-RMBH) buscou criar o máximo de espaços de compartilhamento de experiências, seja no âmbito da participação popular, quanto no âmbito do intercâmbio acadêmico. Em função da vinda de convidados de outras metrópoles e participações em eventos internacionais, foi possível construir uma proposta mais ampla.



Por
admin
19 Fevereiro 2015
0
comentário

Conheça as ZIMs da nossa metrópole

Português, Brasil

Ao todo, foram definidas 16 ZIM’s (Zonas de Interesse Metropolitano). Elas são territórios delimitados em que o interesse metropolitano deve prevalecer sobre o local. Nesta edição do Informativo Metropolitano, destacamos quatro delas com características distintas, para se ter uma noção da abrangência e diversidade dos aspectos que foram levados em consideração na definição das mesmas. Veja no mapa abaixo.



Por
admin
19 Fevereiro 2015
0
comentário

II Seminário Metropolitano: participação social, poder público e conhecimento acadêmico aliados na construção de uma metrópole mais harmônica

Português, Brasil

Participação popular do começo ao fim. Essa é a marca registrada do Projeto de Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MZ-RMBH), que passou por mais uma etapa neste final de 2014. O II Seminário Metropolitano ocorreu no dia 16 de dezembro no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.



Por
admin
19 Fevereiro 2015
0
comentário

Projeto MZ-RMBH: estabelecer as ZIMs é apenas o primeiro grande passo

Português, Brasil

Depois de meses de participação popular com entidades da sociedade civil organizada de 34 municípios com debates envolvendo os pesquisadores da UFMG, representantes técnicos e políticos das prefeituras, câmaras municipais, governo do estado, assembleia legislativa e entidades de âmbito metropolitano, o Projeto de Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MZ-RMBH) já possui suas principais Zonas de Interesse Metropoliano (ZIM’s) definidas.



Por
admin
19 Fevereiro 2015
0
comentário

Carlos Alberto Patiño Villa - em entrevista -

Português, Brasil

Carlos Alberto Patiño Villa, diretor do Instituto de Estudios Urbanos da Universidad Nacional de Colombia esteve presente no II Seminário Metropolitano realizado pela equipe do Projeto de Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em sua participação, Villa falou sobre as experiências colombianas em Medelín de governança metropolitana. Nesta pequena entrevista, o professor destaca a importância da colaboração internacional em trabalhos complexos como o MZ-RMBH, confira:



Por
admin
17 Setembro 2014
0
comentário

Tendências territoriais dos vetores de expansão metropolitana

Português, Brasil

A partir do tratamento e análise técnica dos dados reunidos junto aos cidadãos e instituições dos 34 municípios da RMBH durante o Ciclo A, foi possível identificar as tendências recentes de desenvolvimento metropolitano. Foram consideradas as questões econômicas, históricas, políticas e culturais da metrópole, em um esforço para reconstruir os processos de transformação territorial dos municípios.



Por
admin
18 Agosto 2014
0
comentário

Alguns conceitos para o planejamento metropolitano

Português, Brasil

A discussão sobre o Projeto MZ-RMBH está em pleno andamento, mas alguns termos podem ser novidade. Por isso, nesta edição do Informe, organizamos uma lista com os principais conceitos que fazem parte do debate. Veja se você está por dentro de todos!



Por
admin
18 Agosto 2014
0
comentário

O processo participativo no Projeto de Macrozoneamento

Português, Brasil

Um aspecto importante e muito valorizado do Macrozoneamento é a participação da sociedade civil na construção das propostas. Para garantir uma discussão a mais democrática possível, o processo participativo acontece, principalmente, através da realização das oficinas públicas, dos seminários técnicos institucionais e dos seminários de planejamento, envolvendo as equipes técnicas das prefeituras e entidades da sociedade civil dos 34 municípios da RMBH. 



Por
admin
18 Agosto 2014
0
comentário


Por
admin
17 Maio 2014
0
comentário

Áreas e Zonas de Interesse Metropolitano começam a surgir

Português, Brasil

Representantes de diferentes setores participaram do primeiro ciclo de oficinas públicas, que passou por cinco cidades.

Do dia 12 de fevereiro ao dia 20 de março, representantes da sociedade civil, poder público e a equipe técnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se reuniram para o Ciclo A de oficinas públicas do Macrozoneamento Metropolitano. Ao todo, 554 pessoas integraram o processo que realizou a identificação preliminar das Áreas de Interesse Metropolitano (AIMs) e as Zonas de Interesse Metropolitano (ZIMs).

Páginas